No Ar
Escute a Rádio Ao Vivo
49 3443 6190
Curta nossa páginaFacebook

Cresce o número de famílias afetadas pela falta de água em São Domingos

CompartilheCompartilhe no FacebookImprimir

11/08/2017 – SEXTA-FEIRA

 

A falta de chuva vem causando prejuízos e preocupa cada vez mais as famílias são-dominguenses, principalmente os agricultores. De acordo com o secretário Paulo Roani, 15 propriedades do município estão sendo abastecidas com o caminhão pipa. Ainda segundo ele, a chuva da última semana, em torno de 17 a 40 milímetros em alguns locais, amenizou apenas a situação das pastagens, não resolvendo o problema da estiagem.

 

Roani destaca também, que se não chover consideravelmente nos próximos dias, a situação tende a ficar ainda mais crítica e mais famílias sofrerão com a estiagem. Em algumas propriedades, os prejuízos já giram em torno dos 30%, principalmente as que trabalham com produção leiteira.

 

Os agricultores também estão procurando a secretaria para a construção de bebedouros para os animais. Dessa forma, a água terá mais qualidade e evitará problemas de saúde, evitando ainda mais prejuízos. Na proteção das nascentes, lagos e riachos, o programa Água Boa garante a preservação da mata ciliar e, em parceria com os agricultores, contribui para melhorar a qualidade de água, tanto para as pessoas como para os animais.

 

Além do abastecimento das propriedades com o caminhão pipa, a secretaria de agricultura está em contato com a Defesa Civil do Estado, encaminhando relatórios e solicitando apoio, principalmente para a aquisição de caixas d’água, para proporcionar melhor atendimento às famílias. Roani explica também que as pessoas que necessitarem de atendimento, basta entrar em contato com a secretaria. O abastecimento nas propriedades é feito de forma gratuita, diariamente.

 

Fonte: www.clubesd.com.br / Foto: RIC TV / Keli Camiloti

Enviar por e-mail