Destaques Região

Procon aplica multa de um milhão de reais na Casan em Chapecó

Procon aplica multa de um milhão de reais na Casan em Chapecó

Procon aplica multa de um milhão de reais na Casan em Chapecó – foto Ascom Prefeitura de Chapecó

O Procon de Chapecó aplicou uma multa de 190 mil UFRMs (Unidade Fiscal de Referência Municipal), o equivalente a R$ 1.057.540,00, pelo grande número de reclamações sobre a falta de fornecimento de água na cidade. Somente no período de 2023 foram 3,6 mil casos apurados, segundo o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Gustavo Vendramin.

Diante do grande número de reclamações, o Procon abriu em janeiro a portaria investigativa número 30754-24, que constatou a infração consumerista devido à grande incidência de falta de problemas no abastecimento.

O bairro mais afetado foi o Efapi, com 400 casos. Em segundo o Bom Pastor, com 200. Em terceiro o Santo Antônio, com quase 200 casos. Os bairros Presidente Médici e Centro também tiveram mais de 150 casos.

Na maioria dos casos houve interrupção do fornecimento entre 12h e 24h, mas em alguns casos esse prazo foi ainda maior. A Casan foi notificada na semana passada e tem prazo para recurso, mas não deve obter êxito pois nosso processo está bem embasado, disse Vendramin.

O prefeito João Rodrigues disse que a Administração Municipal recebeu muitas reclamações sobre o serviço prestado pela Casan e por isso pediu rigor ao Procon na apuração das

“Temos que ter respeito com o cidadão que trabalha o dia inteiro, chega em casa e não tem água. Mas a conta chega. Nós já pedimos para a Casan que melhore seu sistema de distribuição, que contrate equipamentos modernos para identificar os vazamentos, pois água no reservatório não é mais o problema. Tem água mas ela não chega na casa do cidadão. Nós estamos reunindo documentos e se não melhorar o serviço nós vamos romper o contrato e municipalizar o sistema”, disse o prefeito.