Destaques Educação

Professores em greve em São Domingos e Ipuaçu

Chegou ao fim a primeira semana de greve dos professores da rede estadual de ensino. A paralisação iniciou no dia 23 de abril e ainda segue em andamento, cada dia com adesão de novos profissionais. Em Santa Catarina, 30% dos professores aderiram ao movimento. Nesta manhã, no programa Conexão Clube, entrevistamos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) e professores dos municípios de São Domingos e Ipuaçu.

Segundo o Sinte, na regional de Xanxerê, são mais de 530 profissionais que aderiram a greve. Isso representa mais de 40% da regional paralisada. Os dados compreendem os 14 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), compreendendo 46 escolas estaduais.

Em Ipuaçu, a Escola Padre Antônio Vieira está com as aulas paralisadas desde terça-feira a tarde. Cerca de 85% dos profissionais aderiram a greve.

Já em São Domingos, mais de 30 professores aderiram a greve até o momento. Na Escola João Roberto Moreira, as portas estão abertas para atender alunos que ainda tem aula e também professores que não aderiram a paralisação. Assim, as aulas no Ensino Fundamental estão completamente paralisadas desde hoje (26) e no Ensino Médio funcionam em forma de rodízio neste primeiro momento. Já do primeiro ao quinto ano seguem normais as aulas, já que apenas um professor aderiu ao movimento por enquanto.

A expectativa dos profissionais em greve e do sindicato é de que o Governo negocie com a classe na próxima semana. Enquanto isso a paralisação continua com manifestações, mobilizações e conversas com a comunidade.

Reivindicações:

• Piso na carreira com a tabela descompactada;
  • Hora atividade para todos os setores e segmentos nas escolas;
  • Concurso público já, pois em torno de 65% da categoria está em regime temporário/contratação temporária;
  • E também a revogação dos 14% dos aposentados; valor afetado pela reforma da previdência.