Semana chuvosa em Santa Catarina. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram uniram esforços para emitir um alerta meteorológico para o estado. A previsão desta semana é de temporais e chuvas intensas, alternando com breves períodos de melhoria.
Entre a tarde de terça-feira (03) e a madrugada de quarta-feira (04), há um alto risco de temporais e chuvas intensas, podendo causar destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, além da queda de galhos e árvores.
Na quarta-feira, o risco de tempestades com vendavais e granizo diminui, mas as chuvas persistentes continuam, podendo ultrapassar os 100 mm em áreas como o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí. Nessas áreas, há um alto risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Já na quinta-feira (05), as chuvas enfraquecem em todo o estado, mas o tempo permanece nublado.
Do dia 06 a 08, instabilidades retornam, especialmente no centro e litoral catarinense, com chuvas persistentes e acumulados elevados no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nesse período, há risco para alagamentos e deslizamentos. Devido aos volumes previstos e ao solo encharcado, também há perigo de enxurradas e inundações graduais.
Em caso de necessidade, as barragens do Alto Vale do Itajaí serão operadas para prevenir ou mitigar inundações na região.
Semana chuvosa em Santa Catarina: Influência do El Niño
É importante notar que outubro já é naturalmente um mês chuvoso, mas este ano a influência do fenômeno El Niño está intensificando as chuvas, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no sul do estado, principalmente na primeira quinzena do mês.
Ressaltamos que previsões meteorológicas podem mudar, especialmente para períodos superiores a cinco dias. Os órgãos competentes continuam monitorando constantemente as condições meteorológicas e hidrológicas em Santa Catarina. Recomendamos acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos emitidos por fontes oficiais para informações atualizadas sobre as condições climáticas em sua região.
Além disso, continue acompanhando nossos canais para receber mais informações.