Para esta quarta-feira (26), os indígenas da Terra Indígena Xapecó, estão organizando um movimento pacífico na SC 480, em Bom Jesus, próximo ao posto Chapecozinho. O bloqueio será controlado na rodovia e inicia às 8h e segue até às 17h, sendo alternado entre alguns momentos de livre passagem e outros de tráfego paralisado.
Além disso, serão fechadas todas as repartições públicas do interior da terra indígena, bem como os acessos rodoviários que cruzam a mesma.
Em comunicado divulgado e assinado pelo Cacique Osmar Barbosa, por decisão da comunidade indígena, neste dia não serão liberados nenhum funcionário das empresas a se ausentarem da aldeia, bem como não será autorizada a passagem dos referidos transportes. Dessa forma será solicitada a possibilidade de abono ou justificativa do ponto dos funcionários indígenas que prestam serviço à empresa.
O motivo do manifesto, segundo Barbosa, é reivindicar alguns direitos. Três temas são destaque principal neste momento, a agricultura, a saúde e a educação, para chamar a atenção da comunidade e da mídia sobre as dificuldades enfrentadas. “É um povo que está precisando de ajuda e de respeito, porque a forma que a lei está sendo aplicada, não considera a gente como agricultor, é uma proposta absurda que está sendo aplicada para nós indígenas”, comentou.
O movimento é pacífico e o objetivo é apenas lutar pelos direitos indígenas, por isso o tráfego será liberado em alguns momentos, para que ninguém seja prejudicado.
A Rádio Clube São Domingos estará acompanhando esse manifesto e você acompanha na programação todas as informações.