Saúde

Programa de Cirurgias Eletivas demonstra resultados em todas as regiões do estado

Com a meta de zerar em até seis meses a fila de cirurgias eletivas, o Programa do Governo do Estado vem apresentando resultados positivos. Nas unidades gerenciadas pela Organização Social Instituto Maria Schmitt (IMAS), já foram realizadas 2.051 cirurgias eletivas.

 

O compromisso firmado pelo Instituto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que sejam feitas 10 mil cirurgias em seis meses. Os números obtidos na última sexta-feira (10), são referentes ao período de 1 de janeiro a 9 de fevereiro.

Para cumprimento da neta, o IMAS investiu R$ 800 mil na compra de equipamentos e ampliação de salas cirúrgicas. Também houve a ampliação de equipes, com a contratação de profissionais da enfermagem e médicos.

O diretor de Regulação e Implantação, do Instituto, Robson Schmitt explica que, dessa forma, foi possível ampliar a oferta de procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso objetivo é ultrapassar a meta firmada com o Estado. Com os investimentos que realizamos foi possível também ampliar para um terceiro turno de atendimentos, com realização de cirurgias das 19h até a 1h todos os dias, incluindo finais de semana”, explica.

As cirurgias ocorrem em cinco hospitais geridos pela OS, principalmente nas especialidades geral e ginecologia.

O Hospital Florianópolis, em Florianópolis; o Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo, em Araranguá; Hospital Dom Joaquim, em Sombrio; Hospital Santo Antônio, em Timbé do Sul e Hospital São Marcos, em Nova Veneza.

Além das eletivas, as unidades também realizaram 430 cirurgias ambulatoriais e 148 de emergência.

Informações Secom