Destaques Região

Município autoriza início das obras da Casa de Passagem Animal em Pato Branco

Município autoriza início das obras da Casa de Passagem Animal em Pato Branco

Município autoriza início das obras da Casa de Passagem Animal em Pato Branco – foto divulgação Ascom

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na última semana, no Gabinete Municipal, a assinatura da Ordem de Serviço para o início da construção da Casa de Passagem Animal. O espaço terá capacidade para acolher até 50 animais, entre cães e gatos, em situação de abandono, urgência ou recuperação temporária.

A estrutura será construída na Rodovia BR-158, KM 354, no Bairro Dal Ross, e contará com área total de 460,50 metros quadrados. O investimento é de R$ 1.945.000,00 e o prazo de execução da obra é de 300 dias a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn, explicou que a assinatura da Ordem de Serviço marca oficialmente o início das obras, embora algumas adequações no espaço já tenham sido iniciadas anteriormente pela equipe da Prefeitura.

“Houve a necessidade de readequar o projeto para atender às exigências previstas no Termo de Ajustamento de Conduta firmado junto ao Ministério Público. O projeto original previa uma estrutura muito maior, inclusive para atendimento de grandes animais, o que tornaria inviável sua execução com os recursos disponíveis. Por isso, o projeto foi revisado e adaptado para atender exclusivamente cães e gatos, dentro da realidade e da necessidade do município”, explicou.

Segundo Vicente, a Casa de Passagem será destinada ao acolhimento temporário de animais em situação de vulnerabilidade, oferecendo estrutura adequada para recuperação básica e cuidados emergenciais. “Não se trata de um hospital veterinário ou de uma clínica. O espaço contará com baias apropriadas para recepção dos animais e permitirá atendimentos básicos de recuperação. Casos mais complexos continuarão sendo encaminhados para as clínicas veterinárias conveniadas”, destacou.

O secretário também informou que o município está aproveitando uma estrutura já existente no local para adequar um espaço destinado ao funcionamento estacionário do Castramóvel. A proposta já recebeu aprovação da Vigilância Sanitária Municipal e ainda passará pela análise dos demais órgãos competentes, como o Conselho Regional de Medicina Veterinária. “É um momento de muita alegria poder acompanhar a concretização de uma reivindicação antiga da população, das organizações não governamentais e do Ministério Público. Agora, com esse projeto adequado à realidade do município e às exigências legais, conseguimos finalmente tirar essa obra do papel”, concluiu.

Durante o ato, o prefeito Géri Dutra destacou que a construção da Casa de Passagem representa uma antiga reivindicação dos defensores da causa animal e das entidades envolvidas com a proteção dos animais no município.

“Estamos falando de uma obra há muito tempo reivindicada pela causa animal e que agora vai acontecer efetivamente. Essa implantação vai permitir que o município tenha condições adequadas para acolher animais que precisam permanecer temporariamente em um espaço apropriado, sem a necessidade de contratar serviços externos a todo momento. É uma forma de oferecer mais dignidade aos animais errantes e também garantir uma melhor aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

A obra está sendo viabilizada por meio da Emenda Impositiva Individual da vereadora Thania Caminski, da Emenda Impositiva de Bancada da Câmara Municipal de Pato Branco e da Emenda Individual do Ministério da Fazenda, viabilizada pelo deputado federal Aliel Machado.