Destaques Geral

Incêndio em silo de milho mobiliza bombeiros em Xavantina

Incêndio em silo de milho mobiliza bombeiros em Xavantina – foto Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atingiu um silo de secagem de milho na tarde de sábado, dia 10, às margens da SC-155, em Xavantina. O Corpo de Bombeiros Militar de Seara foi acionado às 14h41 para combater as chamas.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que a estrutura metálica do silo emitia fumaça intensa pelos exaustores. O encarregado do estabelecimento relatou que o incêndio teve início após um dos exaustores parar de funcionar durante o processo de secagem, causando uma perda de controle da temperatura no interior do silo, que continha cerca de 30 toneladas de milho.

Imediatamente, foi solicitado o desligamento da chave geral de energia do local para garantir a segurança durante o combate ao incêndio. A equipe de bombeiros adotou uma estratégia de ataque em duas frentes: uma equipe posicionou-se na base do silo, enquanto outra acessou o telhado, onde abriram uma janela com serra para melhor visualizar e combater o fogo.

O combate às chamas mostrou-se desafiador devido à dificuldade em molhar o material combustível, agravada pela estrutura do silo. Após controlar o fogo inicial, o processo de escoamento dos grãos provocava a reignição de focos de incêndio, tornando a remoção do material carbonizado uma prioridade. Com o uso de varas de madeira e vergalhões, os bombeiros auxiliaram o escoamento dos grãos enquanto combatiam as chamas, em um esforço contínuo que durou cerca de 10 horas.

A operação de combate ao incêndio consumiu aproximadamente 15 mil litros de água, parte dos quais foi fornecida por um caminhão pipa do município. O trabalho incansável dos bombeiros impediu que o incêndio se alastrasse para áreas adjacentes, minimizando os danos ao patrimônio e evitando possíveis vítimas.

As causas do incêndio serão investigadas.