Destaques Geral Região

Situação hidrológica para essa semana

Previsão do tempo

Com a volta das chuvas, o estado de Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. Assim, entre a terça-feira (24) e quinta-feira (26), o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte são áreas em destaque, que apresentam risco para alagamentos.

No período de sexta-feira (27) a sábado (28), o risco é ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O risco é MUITO ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

Previsão

Além disso, entre a terça-feira (24) e a quinta-feira (26) uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, volta a provocar pancadas de chuva e temporais isolados no estado. Portanto, na terça-feira (24) são esperados temporais isolados em todas as regiões, em especial no Grande Oeste, Planaltos, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, no período da tarde. No restante deste período, a instabilidade ocorre intercalada com momentos de melhoria.

Já no período de sexta a sábado (27 e 28), são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120 e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem ficar acima. Nas demais áreas do estado, os acumulados ficam entre 80 a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

Inicialmente, na sexta-feira a chuva ocorre acompanhada de temporais com chuva intensa, especialmente entre o Grande Oeste e o norte do estado, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia. Entre a noite de sexta-feira e o final da tarde de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o estado, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e região norte.

Em conclusão, a chuva ocorre devido ao processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano, que deve provocar temporais com chuva intensa e volumosa e acompanhados por vendavais e chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Atenção

Como resultado, é importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Além do mais, os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas entre os dias 24 e 28 de outubro de 2023.