Na última quarta-feira (28), as obras do asfalto da SC 156, que liga São Domingos ao município de Mariópolis – PR, foram paralisadas por conta de entraves na desapropriação das áreas de terra por onde vai passar a rodovia. As máquinas da empresa responsável já estavam trabalhando às margens da SC 480 na abertura da nova estrada, em uma propriedade, quando precisaram ser paralisadas por conta da não autorização dos proprietários.
Segundo o engenheiro da secretaria de estado da infraestrutura, Juliano Azevedo, o cronograma do Estado e da empresa responsável, era começar as obras às margens da SC 480, com o contorno viário, seguindo até as proximidades da linha Wallendorff. Porém, não foi possível porque os proprietários não autorizaram as máquinas a trabalhar no local. Um segundo plano era iniciar pela rua Paulo Marques, sentido Vila Milani, mas também houve um proprietário que não autorizou. Por isso na quarta-feira a obra foi paralisada.
Assim, na manhã de hoje (30), o prefeito Márcio Grosbelli e a equipe de engenharia do governo do Estado, convocaram uma reunião com os demais agricultores, das localidades do Manfroi, Vila Milani e Polvarinho, para que se sensibilizassem e permitissem os trabalhos em suas propriedades. Eles concordaram e dessa forma, a partir de agora, as obras poderão ser retomadas. Mas dessa vez, vão iniciar no divisor sentido São Domingos.
O prefeito Márcio agradeceu os agricultores presentes, que autorizaram o início das obras mesmo não sendo desapropriados imediatamente, já que esse processo vai seguir paralelo ao andamento das obras. Quanto aos demais proprietários, que não autorizaram o seguimento das obras, uma nova etapa de negociação deve acontecer, na tentativa de agilizar o processo e não correr o risco dos trabalhos serem paralisados novamente.