Em Ipuaçu, nesta segunda-feira (22), as autoridades de saúde confirmaram um alarmante aumento de casos de dengue, com 30 novas ocorrências registradas. A situação é crítica, visto que as Unidades de Saúde da região estão enfrentando uma sobrecarga significativa, atendendo a uma onda de casos não apenas de dengue, mas também de viroses diversas, COVID-19, H1N1 e outras emergências médicas.
Devido ao elevado número de pacientes, todas as unidades estão operando com capacidade máxima, e a Secretaria de Saúde local faz um apelo urgente para que a população colabore na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Além disso, é reforçado o pedido para que aqueles que estão nos grupos prioritários não deixem de se vacinar contra a Influenza.
A Secretaria de Saúde também relembra as trágicas consequências da pandemia de COVID-19, que já causou mortes no município, e solicita enfaticamente que a população adote medidas preventivas como o descarte adequado de lixos e resíduos e o combate a água parada, ambientes propícios para a proliferação do mosquito. Além disso, é recomendado que, ao visitar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os cidadãos utilizem máscaras para prevenir a disseminação de doenças.