Nesta quinta-feira (21), Santa Catarina (SC) amanheceu sob a influência de uma nova frente fria que promete mudanças significativas no tempo em todo o estado. Na manhã de hoje, o tempo já assustou moradores do Oeste.
Em Chapecó, houve registro de queda de árvores e galhos em bairros da cidade. Em São Domingos, também houve ocorrência de queda de galhos, mas sem maiores danos até o momento. No início da manhã, o vento soprava forte e a chuva chegou por volta das 8h.
Ainda segundo a defesa civil, a previsão é de chuva para todas as regiões, iniciando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul (RS) — especialmente no Grande Oeste e no Planalto Sul — já nesta manhã, com a expectativa de que as precipitações se estendam para as demais áreas ao longo do dia.
Os meteorologistas alertam para a possibilidade de temporais nessas regiões, com rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h, chuvas pontualmente intensas, ocorrência de raios e até mesmo precipitação de granizo. Essa condição climática adversa não se restringe apenas às áreas próximas à fronteira com o RS; o Litoral Norte, Médio e o Baixo Vale do Itajaí também estão sob alerta para chuvas intensas, acompanhadas de raios e potencial queda de granizo.
Entre os principais perigos destacam-se destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos à rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas pontuais.
Felizmente, espera-se que a situação comece a melhorar ainda nesta noite. O deslocamento rápido da frente fria em direção ao Sudeste do país deve afastar as instabilidades da região, trazendo a melhoria das condições climáticas em SC após um dia de alerta e precauções. Moradores e autoridades permanecem atentos ao desenvolvimento da situação, prontos para responder às eventuais necessidades que possam surgir em decorrência deste evento meteorológico.