Clima Destaques

Chuva e temporais voltam a atingir Santa Catarina nesta semana

Chuva e temporais voltam a atingir Santa Catarina nesta semana

Chuva e temporais voltam a atingir Santa Catarina nesta semana

Após dias de predomínio de sol, o tempo volta a mudar em Santa Catarina a partir desta quarta-feira (21). Conforme a Defesa Civil estadual, a previsão indica o retorno da chuva e a possibilidade de temporais isolados, especialmente nas regiões do Grande Oeste e dos Planaltos.

Na quinta-feira (22), a instabilidade permanece nessas regiões. Já no Litoral, o tempo deve apresentar maior presença de nuvens, com períodos de chuva intercalados com momentos de tempo firme.

A situação deve se intensificar na sexta-feira (23), quando áreas de baixa pressão ganham força sobre o Sul do Brasil, aumentando a instabilidade atmosférica e espalhando a chuva por todas as regiões catarinenses.

Segundo a Defesa Civil, os temporais poderão ser acompanhados de rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa, exigindo atenção da população.  A previsão indica que as condições de instabilidade devem continuar durante o fim de semana. A Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando a evolução do sistema meteorológico.

Orientações da Defesa Civil

  • Durante ventos fortes, procure abrigo longe de árvores, postes, placas e estruturas que possam ser derrubadas.
  • Em caso de granizo, permaneça em local protegido. Se estiver dirigindo, procure um local seguro e coberto para estacionar.
  • Não atravesse ruas ou áreas alagadas, seja a pé ou de veículo.
  • Em períodos de frio, redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Acompanhe os alertas e avisos meteorológicos divulgados pelos canais oficiais da Defesa Civil.