A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, identificou nesta quarta-feira, dia 19, o segundo caso de Chikungunya autóctone. A paciente é uma mulher de 61 anos, moradora do bairro dos Esportes, esposa do primeiro caso confirmado na última sexta-feira (14).
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, depois de identificar o marido, a equipe da Vigilância Epidemiológica fez busca ativa e identificou que os sinais e sintomas eram parecidos aos do marido, sendo comprovado o caso nesta quarta-feira, com o resultado positivo do exame.
Nesta quarta e quinta-feira será feita investigação ambiental, bem como a busca ativa e identificação de outros casos com sintomas semelhantes, além do bloqueio de transmissão, realizado pelo Programa de Combate à Dengue, através dos Agentes de Combate à Endemias. Durante a aplicação do inseticida é importante deixar as portas e janelas das residências abertas para maior eficácia do produto.
Caroline reforça a importância do controle da proliferação do mosquito, com cuidados básicos como manter os espaços limpos, sem lixo acumulado e sem água parada.