Neste sábado, dia oito de junho, haverá o Sábado D de vacinação contra a Poliomielite em São Domingos. O atendimento será das 08h às 16h, sem fechar ao meio dia, na Unidade de Saúde do bairro Esperança e no Centro de Saúde Santa Paulina. O objetivo é facilitar a adesão dos pais na campanha.
A campanha nacional de vacinação contra a Polio iniciou no dia 27 de maio e se estende até o dia 14 de junho. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% do público alvo, que abrange cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos. Com isso, a expectativa é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também chamada paralisia infantil. Por isso é tão importante que os pais ou responsáveis levem as crianças ao posto mais próximo para que elas não sofram com as sequelas da doença.
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).
Essa categorização se deu a partir do desempenho das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e do status de contenção laboratorial dos poliovírus, por exemplo.