Destaques Região

Temporal causa danos em municípios do Oeste

O Oeste enfrentou um vendaval e chuvas intensas na tarde de ontem, conforme alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina. A região foi assolada por rajadas de vento que ultrapassaram os 90 km/h, com Chapecó registrando ventos de 90,3 km/h, seguido por Novo Horizonte (78,8 km/h), Xanxerê (77,8 km/h) e Ponte Serrada (72,5 km/h).

A chuva, concentrada em um curto período, atingiu seu pico em Xanxerê, com um acúmulo de 22 mm. Até o momento, cinco municípios foram diretamente afetados, dentre os 20 atendidos pela regional da Defesa Civil.

Danos causados em Xanxerê - foto Defesa Civil
Danos causados em Xanxerê – foto Defesa Civil

Em Galvão, uma árvore caiu sobre uma residência, exigindo a intervenção dos bombeiros para corte e remoção. Em Ipuaçu, houve destelhamento em duas residências e danos no telhado da Secretaria de Obras. São Domingos registrou destelhamento pontual em uma residência e queda de árvores na SC 480. Em São Lourenço, seis residências foram destelhadas. Xanxerê sofreu com quedas de árvores na área urbana e o desabamento de um telhado de garagem na zona rural.

Danos causados em Galvão – foto Defesa Civil

Danos causados em Ipuaçu – foto Defesa Civil

No total, 26 pessoas foram afetadas diretamente e 15 edificações da região sofreram danos. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros atuaram prontamente nas ocorrências, fornecendo lonas e assistência às pessoas atingidas. Os trabalhos continuam para o levantamento completo dos danos causados por este evento climático extremo.

Este incidente ressalta a importância da preparação e resposta rápida em situações de emergência causadas por fenômenos naturais. A comunidade se une em solidariedade às famílias afetadas e aos esforços das equipes de resgate.