A partir da tarde desta quarta-feira, 28 de fevereiro, Santa Catarina enfrentará um aumento significativo na instabilidade climática devido à influência de uma área alongada de baixa pressão atmosférica. A combinação deste sistema com o fluxo de ar quente e úmido vindo do norte do país e as instabilidades atmosféricas promovem condições ideais para o retorno de temporais isolados em várias regiões do estado. As áreas mais afetadas incluem a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte, e o Litoral Norte.
Conforme avança a noite de quarta-feira e durante a madrugada de quinta-feira, 29 de fevereiro, a instabilidade climática é esperada para se intensificar, especialmente no Grande Oeste catarinense, começando pelas áreas de fronteira com o Rio Grande do Sul e Argentina. Esta tendência de agravamento continua ao longo de toda a quinta-feira, com a previsão de chuva intensa e temporais se estendendo para o restante do estado, incluindo todo o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte.
Estes temporais podem trazer chuvas pontualmente intensas, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, além de ocorrências de raios, rajadas de vento forte e a possibilidade de queda de granizo. Tais condições elevam consideravelmente o risco de destelhamentos, danos à rede elétrica, e a queda de galhos e árvores, principalmente nas áreas marcadas em laranja, sobretudo no Grande Oeste do estado, onde o risco é classificado como alto. Nas áreas sinalizadas em amarelo, o risco é considerado moderado.
Diante deste cenário, recomenda-se à população evitar áreas conhecidas por serem sujeitas a alagamentos e não tentar atravessar ruas inundadas. É aconselhável também evitar atividades ao ar livre durante os temporais, buscando refúgio em locais seguros. É crucial permanecer atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil, seguindo suas orientações para minimizar riscos e garantir a segurança.