Santa Catarina enfrentará uma semana de chuvas frequentes, com previsões indicando condições climáticas variáveis em diferentes partes do estado. O norte catarinense já registra chuva persistente desde o início da semana, especialmente nas áreas de fronteira com o Paraná, onde há riscos baixos a moderados de alagamentos e deslizamentos nesta segunda-feira (08).
Uma frente fria de fraca intensidade se deslocará pelo mar na terça-feira (09), trazendo temporais isolados às áreas limítrofes com o Rio Grande do Sul. Esta frente fria, ainda sobre o mar na quarta-feira (10), será reforçada por um fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, intensificando as chuvas. Pontualmente, estas poderão ser acompanhadas por temporais de forte intensidade.
Do dia 11, quinta-feira, até o final de semana, a circulação marítima promoverá um intenso transporte de umidade do mar para o continente, mantendo o tempo instável e com chuva persistente do centro ao leste do estado. Em outras regiões, as chuvas serão mais isoladas, porém ainda acompanhadas por temporais.
O risco de ocorrências relacionadas a alagamentos e deslizamentos permanece baixo a moderado na quinta-feira (11), escalando para moderado a alto na sexta-feira (12) devido a instabilidades na atmosfera, que intensificarão as chuvas no litoral e os temporais no oeste do estado. Essas condições aumentam o risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas pontuais, além de destelhamentos, queda de galhos, árvores e danos na rede elétrica, especialmente no oeste.
As temperaturas se manterão abafadas, com máximas em torno de 30°C até quarta-feira (10). A partir de quinta-feira (11), a maior cobertura de nuvens e os ventos de sudeste a leste resultarão em temperaturas mais amenas, não ultrapassando os 25°C nas tardes em todo o estado.