A semana inicia com um cenário climático estável em Santa Catarina, caracterizado pelas típicas condições outonais: noites e madrugadas com temperaturas amenas, contrastando com tardes mais aquecidas. O estado deve desfrutar de uma predominância solar, embora as regiões litorâneas apresentem uma variação de nuvens, efeito da circulação marítima. Há possibilidade de chuvas fracas em momentos isolados durante as noites e madrugadas.
Segundo a Defesa Civil, conforme avançamos para a quarta-feira (27), espera-se que o padrão se mantenha, mas com um alerta para o aumento de instabilidades que podem resultar em pancadas de chuva isoladas. Estas, por sua vez, podem vir acompanhadas de trovoadas, potencializando riscos como alagamentos e queda de galhos de árvores, especialmente no oeste, planaltos e áreas próximas ao Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. A quinta-feira (28) promete um cenário mais preocupante, com a intensificação dessas instabilidades e a possibilidade de temporais, que trazem consigo o risco de alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos.
No entanto, é na sexta-feira (29), véspera de feriado, que se espera uma mudança significativa no clima do estado. Prevê-se o desenvolvimento de temporais em todas as regiões durante a tarde e noite, acompanhados de raios, rajadas de vento e até queda de granizo. Essas condições podem persistir nas áreas litorâneas até a madrugada de sábado (30). Apesar de um sábado aparentemente calmo, a previsão indica que entre domingo (31) e segunda-feira (1º de abril), a aproximação de uma frente fria trará chuvas para todo o estado de Santa Catarina.
É importante ressaltar que, dada a antecedência da previsão, ajustes podem ser necessários. Por isso, aconselha-se o acompanhamento diário das atualizações meteorológicas para um planejamento adequado para o feriado prolongado, mitigando os riscos associados às condições climáticas previstas.