Santa Catarina vacinou pouco mais de 40% das crianças e adolescentes elegíveis para a vacina contra a dengue, bem abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde. De acordo com os dados do órgão, atualizados até 9 de outubro, apenas 90.196 dos 221.203 jovens entre 10 e 14 anos receberam a imunização, representando apenas 40,7% do público-alvo.
Segundo a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), até 7 de outubro, foram vacinadas 97.021 pessoas, o que corresponde a 43,8% do total. Apesar da leve discrepância entre os números, ambos confirmam que o estado está longe de atingir o objetivo proposto pelo governo federal.
Os números também mostram que houve um pico de vacinação em abril, com 17.198 doses aplicadas. No entanto, a adesão vem caindo drasticamente desde então, e em outubro, apenas 1.476 crianças e adolescentes foram vacinados.
A campanha de vacinação contra a dengue abrange alguns municípios das regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste. A imunização é composta por duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses. Crianças e adolescentes que tiveram dengue nos últimos seis meses, estão com suspeita da doença, ou apresentam febre ou sintomas gripais, não podem receber a vacina.
A baixa cobertura vacinal preocupa as autoridades, que buscam aumentar a adesão para controlar a propagação da doença no estado.