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SC-160 recebe restauração com pavimento rígido

A SC-160 é uma das 131 rodovias estaduais de Santa Catarina, conectando Pinhalzinho a Bom Jesus do Oeste em 23,1 quilômetros

A SC-160 é uma das 131 rodovias estaduais de Santa Catarina, conectando Pinhalzinho a Bom Jesus do Oeste em 23,1 quilômetros – Foto: Divulgação SIE

A SC-160, uma rodovia essencial para o transporte da produção agrícola do Oeste de Santa Catarina, está passando por uma importante restauração. A obra faz parte do Programa Estrada Boa e foi dividida em três trechos: Pinhalzinho-Modelo, Modelo-Serra Alta e Serra Alta-Bom Jesus, cada um com oito quilômetros de extensão.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, informou que o trecho entre Bom Jesus e Serra Alta já está com a pavimentação de concreto concluída. “De Pinhalzinho a Modelo, se o tempo ajudar, devemos concluir a plataforma em mais 30 dias. Esta obra é esperada há décadas e é uma prioridade do governo sob a direção do governador Jorginho Mello”, disse Comper. Ele também mencionou que o trecho entre Serra Alta e Modelo está na fase de terraplanagem, com cerca de 40% da obra já concluída.

Importância da SC-160

A SC-160 é uma das 131 rodovias estaduais de Santa Catarina, conectando Pinhalzinho a Bom Jesus do Oeste em 23,1 quilômetros. A restauração desta via é crucial para o escoamento da produção agroindustrial do Oeste, ligando a BR-282 ao Paraná. A obra faz parte do Programa Estrada Boa, o maior da história do estado, com quase R$ 97 milhões investidos.

Pavimento Rígido – Whitetopping

Durante a pandemia de Covid-19, o projeto de revitalização da SC-160 teve que ser adaptado devido ao aumento dos preços do asfalto. A solução encontrada foi utilizar pavimento rígido de concreto, conhecido como Whitetopping, que oferece maior durabilidade e é mais econômico a longo prazo.

Durabilidade

O pavimento rígido de concreto tem uma vida útil média de 20 anos, necessitando de menos intervenções ao longo do tempo comparado ao asfalto comum, que precisa de reparos após três anos de uso. Com tráfego pesado constante, a SC-160 se beneficiará desta longevidade, garantindo uma via mais resistente e duradoura para a região.