Destaques Geral

São Domingos declara situação de emergência após enchente causar destruição

São Domingos declara situação de emergência após enchente causar destruição

São Domingos declara situação de emergência após enchente causar destruição

Na tarde de hoje, a Prefeitura de São Domingos reuniu secretários municipais, representantes do Corpo de Bombeiros e o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, para discutir as ações emergenciais devido aos graves danos causados pelas intensas chuvas que atingiram o município na noite de ontem e madrugada de hoje. O município decretou situação de emergência, com o decreto número 1.984, que deve ser oficialmente publicado até o fim do dia.

As chuvas intensas, que resultaram em enchentes e enxurradas, deixaram um rastro de destruição em residências, comércios, vias públicas, lavouras e estradas do interior. Aproximadamente 120 casas foram afetadas pela água, com três delas apresentando danos estruturais, sendo que duas já foram condenadas pelo Corpo de Bombeiros: uma localizada no bairro Ari Bortoli e outra no bairro Aparecida. Uma terceira casa ainda está em avaliação quanto ao risco de desabamento.

Estradas e pontes severamente comprometidas

Cerca de 80% das estradas do município foram destruídas, causando sérias dificuldades de deslocamento, especialmente nas áreas rurais. Uma ponte foi completamente arrastada pela enchente na linha Dadan, enquanto outras pontes nas regiões de Maratá, Santo Antônio e linha Salete também sofreram comprometimento estrutural, afetando o tráfego e o acesso a essas áreas.

Comércios e serviços públicos afetados

Além das residências, 23 estabelecimentos comerciais registraram danos devido à inundação. O centro de saúde Santa Paulina e o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos também sofreram perda de móveis e equipamentos, comprometendo o atendimento à população.

Apoio e reabastecimento

Duas unidades de abrigo foram abertas na creche e no ginásio de esportes, porém não houve desabrigados; os desalojados, em torno de quatro famílias, estão temporariamente acomodados em casas de parentes ou amigos. No início da tarde, a Casan iniciou o processo de reabastecimento de água, com previsão de normalização do fornecimento para as três mil unidades consumidoras afetadas até a meia-noite.

Cancelamento das aulas e impacto na rede municipal

As escolas da rede municipal tiveram as aulas canceladas até que a situação seja estabilizada. O município se mobiliza para reparar os danos e restaurar a normalidade para os moradores, com as equipes de resposta trabalhando intensamente desde a noite de ontem, por volta das 22h.

A Defesa Civil e a Prefeitura seguem monitorando a situação e orientam a população a manter-se informada sobre o estado das estradas e as medidas de segurança.