Atendimento médico disponível 24 horas por dia. Esse é o Telemedicina, novo programa disponibilizado pela Administração Municipal de Santiago do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, para todos os usuários do sistema de saúde.
O serviço conta com teleconsulta de médico clínico geral, médico da família e pediatra. Todavia, a secretária de Saúde, Cátia Rigo frisa que os serviços presenciais permanecem inalterados. “Os dois médicos que atuam na Unidade Básica de Saúde continuam atendendo normalmente. A Telemedicina é mais uma opção para facilitar a vida dos cidadãos”, afirma.
A responsável pela pasta também destaca que a população pode usar esse serviço como um complemento ao atendimento médico presencial. “Se alguém se sentir mal durante a noite e não puder se deslocar até o hospital, pode acessar a telemedicina, ser atendido, receber orientações e, se tiver em casa a medicação recomendada, já iniciar o tratamento. Caso não melhore, no dia seguinte pode vir até a Unidade de Saúde, onde o profissional terá acesso completo ao prontuário eletrônico, que inclui todas as informações da consulta feita por telemedicina”, explica.
Além disso, durante uma teleconsulta o médico pode prescrever medicamentos com base nos itens disponíveis na farmácia básica do município. Ou seja, tudo está integrado para funcionar como uma extensão do posto de saúde.
Segundo a secretária, o principal objetivo do novo serviço é garantir que todos tenham acesso facilitado à saúde, com qualidade e agilidade. “Esse atendimento não é para todos os casos, mas sim pensado especialmente para aqueles que não conseguem se deslocar até a Unidade de Saúde por conta dos horários ou para quem se sentir mal à noite e não puder se deslocar até Quilombo, por exemplo”.
O prefeito Alacir Durante afirma que a praticidade do serviço evita deslocamentos desnecessários e oferece um atendimento rápido para casos específicos, já que a telemedicina estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. “Essa é uma iniciativa que já estava prevista no nosso plano de governo, então é mais uma meta cumprida pela Administração Municipal e pela Secretaria da Saúde de Santiago do Sul”, comenta o gestor municipal.
COMO UTILIZAR?
A ferramenta funciona por meio de um link que está disponível no site oficial do município (telemedicinasantiagodosul.ailine.com.br). Ao acessar, o cidadão vai utilizar seu CPF como login, sendo que a senha será os seis primeiros dígitos do CPF. A partir disso, ele terá acesso ao pronto atendimento online. O paciente passará por uma triagem para descrever seus sintomas e confirmar os dados. Após isso, o profissional responsável pela triagem direcionará para a teleconsulta com médico clínico geral, médico da família ou pediatra, conforme os sintomas descritos.
Informações Prefeitura de Santiago do Sul