As rodovias de concreto estão revolucionando a infraestrutura viária do Paraná, oferecendo o dobro da durabilidade em comparação com as estradas de asfalto e custos de manutenção muito menores ao longo do tempo. A escolha do Governo do Estado por esse pavimento, aplicada em 13 trechos que somam 340 km, é vista como estratégica para garantir segurança e eficiência no tráfego pesado, comum no estado com forte produção agrícola e industrial.
Inspirados em modelos de sucesso dos Estados Unidos e da Alemanha, os projetos demonstram que as rodovias de concreto são mais resistentes, com vida útil de pelo menos 20 anos, enquanto as estradas de asfalto duram, em média, 10 anos. Segundo a diretora técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Janice Kazmierczak Soares, as manutenções nesse tipo de pavimento são menos frequentes e menos dispendiosas, o que torna o modelo mais econômico a longo prazo.
Além das vantagens econômicas, o pavimento rígido oferece benefícios operacionais, como menor consumo de combustível e maior segurança, com melhor aderência em dias de chuva e visibilidade aprimorada à noite. Uma das técnicas adotadas, o “whitetopping”, aplicada na PRC-280, acelerou a execução das obras, comprovando a viabilidade do concreto.
Lista de obras em concreto:
- Três lotes da revitalização da PRC-280 (General Carneiro a Pato Branco)
- Revitalização da ligação entre Goioerê e Quarto Centenário
- Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel
- Duplicação da ligação entre Guarapuava e Turvo (três lotes)
- Duplicação da ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná
- Pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais
- Revitalização da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira
- Corredor Metropolitano da Capital – Novo Contorno Sul de Curitiba