Destaques Geral

Riscos de incêndio aumentam com o frio em Santa Catarina

Com a chegada do frio em Santa Catarina, é comum que a população recorra a fogões à lenha, lareiras, aquecedores elétricos e cobertores térmicos para se aquecer. No entanto, o uso desses equipamentos eleva o risco de incêndios em residências, geralmente causados por falta de medidas de segurança e cuidados básicos.

Segundo dados da Divisão de Investigação de Incêndio (DINVI) do Corpo de Bombeiros Militar de SC, entre 2018 e 2023, houve um aumento de aproximadamente 150% nos incêndios durante os meses de maio, junho, julho e agosto, em comparação com outros meses do ano. Nestes quatro meses, são registradas entre 12 a 15 ocorrências mensais, totalizando cerca de 60 incêndios relacionados a equipamentos térmicos.

O major Tadeu Luiz Alonso Pelozzi, chefe da DINVI, ressalta a importância de intensificar campanhas preventivas, especialmente em julho e agosto. É fundamental conscientizar a população sobre o uso seguro desses equipamentos para evitar incêndios e acidentes.

Recomendações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:

1. Instalação Segura: Certifique-se de que os equipamentos estejam longe de tubulações de gás, móveis e cortinas.
  2. Cuidado com Objetos Próximos: Não deixe roupas ou objetos próximos a fogões à lenha, lareiras ou aquecedores.
  3. Uso de Madeira: Evite madeira industrializada ou quimicamente tratada e não coloque excesso de madeira nos fogões ou lareiras. Certifique-se de que o fogo está completamente apagado antes de sair.
  4. Distância Segura: Mantenha crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida a pelo menos 1 metro de distância do fogo.
  5. Tela de Proteção: Use uma tela metálica de malha fina em lareiras para evitar que fagulhas escapem.
  6. Manutenção de Dutos e Chaminés: Verifique regularmente a condição dos dutos e chaminés para garantir que estejam livres para liberação de fumaça.
  7. Ventilação Adequada: Mantenha uma boa circulação de ar em ambientes com lareiras ou aquecedores para evitar intoxicação por monóxido de carbono.
  8. Combustíveis Seguros: Nunca use álcool ou outros combustíveis para acender fogo em ambientes fechados.
  9. **Aquecedores Certificados:** Use apenas aquecedores certificados pelo Inmetro e verifique a necessidade de manutenção antes do uso.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina continua a trabalhar para garantir a segurança da população, promovendo campanhas educativas e medidas preventivas para reduzir a ocorrência de incêndios.