Destaques Geral

Pesquisa revela: Rádio é a preferência de 80% dos catarinenses

Pesquisa revela: Rádio é a preferência de 80% dos catarinenses

Pesquisa revela: Rádio é a preferência de 80% dos catarinenses

Um estudo realizado pela ACAERT em parceria com o Instituto Reality de Pesquisas revelou que oito em cada dez catarinenses ainda têm o rádio como parte essencial do seu dia a dia. A pesquisa destaca que, apesar do avanço de novas tecnologias, o rádio continua crescendo em relevância, consolidando-se como um dos meios de comunicação mais confiáveis e influentes no estado.

Para Fábio Bigolin, presidente da ACAERT, os resultados são uma prova do impacto do rádio na sociedade: “Os números desmistificam a ideia de que o rádio está perdendo espaço. Muito pelo contrário, ele cresce, mantém sua credibilidade e fortalece a relação com ouvintes, anunciantes e a sociedade. O rádio é mais relevante do que nunca!”

Adaptação à modernidade

A pesquisa foi realizada com 1.500 catarinenses de 15 anos ou mais, abrangendo pequenos, médios e grandes municípios do estado. Segundo Domício Torres, diretor do IRP, o rádio soube evoluir com as mudanças tecnológicas, marcando presença em diversas plataformas:

Essa conexão entre tradição e inovação reafirma o papel essencial do rádio na vida dos catarinenses. Seja no carro, em casa ou pelo celular, o rádio segue acompanhando o cotidiano e trazendo informação, entretenimento e credibilidade.

Números:

  • Oito em cada dez ouvintes ouvem rádio em SC.
  • Catarinenses ouvem em média de 7 a 8 horas de rádio por dia.
  • Em 14 dias, o meio Rádio alcança 76% da população catarinense.
  • Mais de 40% da população lembram de ter ouvido algum comercial no rádio nos últimos 30 dias.
  • O Prime Time do rádio em Santa Catarina vai das 08h até às 19h. São mais de 10h com mais de 1 milhão de ouvintes por minuto no Estado. Com picos de quase 2 milhões de ouvintes por minuto ao longo da manhã!
  • Sete a cada dez catarinenses consideram o rádio companheiro, prático e divertido.
  • 14% dos ouvintes de rádio são da Geração Z, entre 15 e 24 anos.
  • 66% têm entre 25 e 59 anos. 19% têm 60 anos ou mais
  • 64% confiam nos comerciais que ouvem no rádio.
  • 65% consideram o locutor da rádio um influenciador.
  • 59,60% confiam no rádio.