Um total de 47.814 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos tiveram a Caderneta de Vacinação atualizada na primeira semana das Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, iniciadas no dia 8 de agosto. Deste total, as crianças menores de um ano e com um ano de idade foram as mais vacinadas, com 17.210 doses aplicadas.
As campanhas ocorrem em todos os municípios catarinenses até 9 de setembro. O Dia D, sábado de mobilização nacional, é no dia 20 de agosto.
“O resultado da primeira semana das campanhas foi bem positivo. Conseguimos alcançar um bom número de crianças abaixo de um ano e com um ano de idade, que é a faixa etária na qual a maior parte das vacinas deve ser aplicada, e conseguimos também resgatar muitas crianças e adolescentes que estavam com o esquema incompleto”, destaca o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.
A gerente de imunização da Dive, Arieli Fialho, ressalta que é de extrema importância concluir os esquemas vacinais também das vacinas de rotina, que pertencem ao Calendário Nacional de Vacinação, para garantir a imunidade contra diversas doenças imunopreveníveis. “É o caso da vacina contra a Poliomielite. A criança deve tomar a primeira dose aos dois meses; a segunda, aos quatro meses; e a terceira, aos seis meses. Depois, existem os reforços aos 15 meses e aos quatro anos. Somente com o esquema vacinal completo, a criança estará protegida”, explica a gerente.
Os dados da primeira semana da Campanha de Multivacinação, por município, podem ser consultados no Painel de Vacinação divulgado nesta segunda-feira, 15, pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina.
Para consultar em tempo real os dados da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, é preciso acessar a aba Campanhas de Vacinação, no LocalizaSUS, site do Ministério da Saúde.
Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/se/demas/campanhas-de-vacinacao
AS CAMPANHAS
Ocorre simultaneamente em todos os municípios catarinenses entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro, as campanhas contra a Poliomielite e a de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a indicação é vacinar, de forma indiscriminada, crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Para crianças menores de um ano, a vacinação deve ser feita conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses, com a vacina VIP. O público estimado é de 488.948 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos.
Já na Campanha de Multivacinação serão oferecidas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. São 17 tipos que protegem contra mais de 20 doenças como febre amarela, sarampo, meningite e outras. As doses são recomendadas para todos aqueles que, por algum motivo, deixaram de tomar as vacinas ou estão com esquemas vacinais incompletos. Importante ressaltar que a cobertura vacinal desejada é de 95% para quase todas as vacinas, exceto para a do rotavírus e a BCG, que é de 90%.
Durante o período das Campanhas, crianças e adolescentes também poderão ser vacinados contra a Covid-19. Segundo orientação do Ministério da Saúde, não existe mais a necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias para aplicação da vacina contra a Covid-19 e demais doses do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir dos 3 anos. Sendo assim, as doses podem ser tomadas de forma simultânea ou com qualquer intervalo.
Em caso de dúvidas sobre a situação vacinal da criança ou do adolescente, a recomendação é procurar um posto de vacinação.
VACINAS OFERTADAS DURANTE AS CAMPANHAS DE POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO:
As vacinas que serão oferecidas durante as Campanhas são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e do Adolescente:
- VIP – Vacina inativada contra a poliomielite
- VOP – Vacina oral contra a poliomielite
- Febre amarela
- Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- dTpa (difteria e tétano adulto)
- Difteria e tétano adulto
- Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY)
- HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)
- BCG (formas graves de tuberculose)
- Hepatite B
- Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b)
- Rotavírus (diarréia por rotavírus)
- Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)
- Meningocócica C (doença meningocócica C)
- DTP (difteria, tétano e coqueluche)
- Hepatite A
- Varicela (catapora)
Informações Secom