Saúde

Projeto prevê que pessoas com fibrose pulmonar sejam ‘consideradas deficientes’

Um projeto de lei apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) prevê que as pessoas com fibrose pulmonar sejam consideradas, perante a legislação, como pessoas com deficiência. A proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015, para incluir a doença e garantir aos cidadãos diagnosticados todos os direitos previstos na lei.

 

O senador explica a importância de garantir amparo e cuidado, já que a doença pode ser fatal. “A fibrose pulmonar é uma doença incapacitante, ainda sem cura descoberta. Ela reduz a expectativa de vida. Muitas pessoas com fibrose pulmonar dependem do aparelho portátil de oxigênio. Reconhecer essas pessoas como deficientes permite ampará-las de forma adequada”, explicou Paim.

Ainda conforme destaca Paim, políticas de saúde específicas, assistência social, acessibilidade, proteção previdenciária, melhores condições de trabalho e isenção de impostos estão entre os benefícios do projeto.

O texto do senador agora aguarda envio para análise nas comissões permanentes.

Diagnóstico

O diagnóstico de fibrose pulmonar ocorre quando o pulmão do paciente sofre agressões de diversas formas, o que resulta em cicatrizes ou deixa o órgão mais firme, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.

Um exemplo de como ela pode acontecer é por meio da inalação de partículas e substâncias prejudiciais aos pulmões, como por exemplo mofo, sílica, radiação, entre outros. A fibrose pulmonar também pode ocorrer como consequência de doenças como lúpus e artrite reumatoide.

Os portadores da doença sobrevivem entre 2 e 4 anos após o diagnóstico.

Informações e Foto Oeste Mais