Destaques Geral Região

Projeto Chapecozinho avança em Xaxim e Xanxerê

Andamento do projeto Chapecozinho

Andamento do projeto Chapecozinho

Maior obra de abastecimento em execução no estado pela CASAN, o Projeto Chapecozinho avança para cumprir o prazo de entrega marcado para dezembro de 2024. A empreitada tem o desafio de enfrentar o problema da escassez hídrica no Oeste, beneficiando moradores de seis municípios que sofrem em tempos de estiagem. Em outubro e novembro o trabalho segue em Xaxim e Xanxerê.

Atualmente em Xaxim, a Companhia trabalha em três frentes de assentamento das adutoras de água bruta e tratada: uma na Linha Pocinho (próximo ao reservatório de Xaxim) e outras duas entre a Linha Pocinho e Fazenda Santo Antônio. Até o momento, foi executado cerca de 50% do trecho previsto de tubulação.

Obras para a instalação do reservatório com capacidade para 3,5 milhões de litros também estão em curso em Xaxim. Esse é um dos cinco tanques que compõem o sistema de abastecimento do Projeto Chapecozinho: os outros estarão em Chapecó e Xanxerê. Quando finalizadas as obras nos três municípios, o sistema contará com uma autonomia de 20,5 milhões de litros de água reservada.

Já em Xanxerê está em andamento a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) que terá capacidade de tratar 1,2 mil litros por segundo. As atividades estão concentradas nas obras civis do bloco hidráulico, principal unidade do sistema. As instalações vão beneficiar cerca de 500 mil pessoas no longo prazo, atendendo à demanda das cidades da região para os próximos 20 anos. Dois reservatórios de 4 milhões de litros cada farão parte da estrutura.

Um projeto grandioso

O Projeto Chapecozinho conta com um investimento de R$ 402 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina e CASAN para solucionar os problemas de captação no Oeste. Para isso, a água será transportada do Rio Chapecozinho por uma rede de 58 km que vai de Bom Jesus até Chapecó, passando por Xaxim, Xanxerê, Coronel Freitas e Cordilheira Alta. Cerca de 32% do cronograma está finalizado.

 

Informações e foto Ascom Casan