Região

Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de Ipuaçu

Após sancionada a Lei nº 945/2021 que, entre outras medidas, instituiu o Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de Ipuaçu e estabelece sanções administrativas para maus tratos aos animais, no âmbito do município, em novembro uma unidade de Castramóvel deverá estar em Ipuaçu para um mutirão de castração.

 

O objetivo é promover o controle populacional de cães e gatos, que muitas vezes ficam abandonados pelas ruas e sofrendo maus tratos. A princípio, a unidade deverá ficar centralizada na Aldeia Pinhalzinho onde iniciarão as castrações.

Serão atendidos através do Programa, prioritariamente os animais comunitários e os animais tutelados por famílias de baixa renda residentes em Ipuaçu, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os trabalhos foram desenvolvidos em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura e Conselho Municipal de Proteção aos Animais.

Nesse primeiro momento está sendo realizado o cadastro dos animais domésticos (cães e gatos) do município e apurado o interesse do tutor em submeter seu(s) animal(is) ao processo de esterilização cirúrgica.

Esse levantamento está sendo realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde quando em visita as famílias de suas respectivas micro áreas, as quais colherão informações como espécie do animal (cão ou gato), idade, sexo e interesse do tutor em realizar o procedimento cirúrgico em seus animais.

Interessados em realizar o procedimento em seus animais de estimação, poderão comparecer até a Prefeitura Municipal para fazer a inscrição. Vale destacar que a castração terá valores mais acessíveis durante o mutirão.

Informações Ascom PMI