A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à 0h desta segunda-feira (18) a *Operação Proclamação da República 2024, realizada entre os dias 14 e 17 de novembro, em Santa Catarina. O balanço destaca o aumento da fiscalização nas rodovias federais do estado, mas também aponta desafios em relação ao fluxo intenso de veículos e aos congestionamentos registrados durante o feriadão.
Nos quatro dias de operação, a PRF abordou 5.276 veículos e flagrou 998 motoristas acima dos limites de velocidade. O período também foi marcado por 102 acidentes, que resultaram em 136 feridos e três mortes.
Entre as mortes registradas, duas foram por atropelamentos:
- Na quinta-feira (14), um homem de 52 anos foi atropelado na BR-470, em Apiúna.
- No domingo (17), uma mulher de 25 anos perdeu a vida no Contorno Viário da Grande Florianópolis.
Ainda no domingo, em Lages, uma motorista de 30 anos morreu após uma colisão frontal na BR-282. Segundo a PRF, atropelamentos continuam sendo uma preocupação recorrente, muitas vezes atribuídos à falta de infraestrutura, como faixas de pedestres e passarelas, além de escolhas inadequadas tanto por motoristas quanto pedestres.
Congestionamentos e filas
O feriadão foi marcado por longos congestionamentos, principalmente na BR-101, que apresentou saturação nos trechos:
- Sul: Laguna, Tubarão e Araranguá.
- Norte: Itapema a Balneário Piçarras e Araquari a Garuva.
Os maiores engarrafamentos ultrapassaram 10 quilômetros, com retenções concentradas nas tardes de quinta-feira e domingo, entre 16h e 22h.