Região

Prefeitos participam da primeira assembleia de 2023 na AMAI

Prefeitos da região AMAI se reuniram na sede da Associação na tarde desta segunda-feira (13), para a primeira Assembleia ordinária de 2023. A reunião foi coordenada pelo novo presidente, prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello.

Entre as pautas, estavam a apresentação do Movimento Econômico da região AMAI, que com o trabalho da assessoria, fechou 2022 com mais de R$9 bilhões recuperados em defesa de valor adicionado. Foram apresentados também os cenários para a formação proposta pela Associação sobre Nota de Produtor Rural, a fim de capacitar técnicos e servidores para que multipliquem o conhecimento sobre a nota Fiscal Eletrônica, aos produtores dos municípios.

Equipe administrativa da Associação e o ex-presidente da AMAI e prefeito de São Domingos, Márcio Grosbelli, apresentaram o relatório de atividades da gestão 2022, com o balanço de resultados e ações. Ele destacou entre as ações da sua gestão, o fomento do esporte através da criação do Colegiado de Esportes e realização dos Jogos da AMAI, que envolveu e toda a região nas competições de futsal, vôlei e Bocha. Pontuou ainda a força política da região, que foi a única do Estado a conquistar duas usinas de asfalto e a participação da Associação com representação de todos os municípios durante a ExpoFemi.

Foram apresentadas ainda demandas para serem tratadas em audiência com o Governo do Estado, envolvendo obras em rodovias estaduais, recursos de transferências especiais, e pedidos de avaliação sobre os prazos e formato de uso da Nota fiscal de Produtor Rural.

No espaço a comunidade, participaram o Pró Reitor de Extensão Cultura e Comunidade da UDESC, Alfredo Balduíno Santos, o Coordenador de Extensão, Eduardo Janicsek Jara e o Técnico Universitário, Donizete de Souza Bittencourt, que trouxeram aos prefeitos informações sobre o Núcleo Extensionista Rondon – NER/UDESC, que vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da Universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do Brasil, com ênfase no Estado de Santa Catarina na busca do desenvolvimento regional.

Informações e foto Ascom Amai