A Polícia Civil de Santa Catarina se uniu a outros órgãos de proteção e segurança pública, inclusive ao Saer-Fron, para participar da Operação Piracema 2020/2021. A Operação iniciou ontem (01) e segue até o dia 31 de janeiro, período do defeso.
De acordo com o delegado da Polícia Civil de São Domingos, Vanderlei Antonio Corrêa, a fiscalização em nosso município será realizada na bacia do rio Uruguai, a qual pertence o rio Chapecó. Também é válida para o rio Bonito e rio Imigra, a qual fica proibida a pesca a 500 metros para cima ou para baixo de cachoeiras ou corredeiras. Em outros rios, onde há corredeiras ou reservatórios de hidrelétricas, a distância é de 1.500 metros.
Em caso de descumprimento, pode acarretar em multa e a pessoa responder por crime ambiental, inclusive com prisão em flagrante e apreensão de todo o material utilizado.
A fiscalização será constante durante este período. O objetivo é proteger a fauna e a flora, principalmente na bacia hidrográfica do rio Uruguai nesse período de reprodução dos peixes, a fim de que a legislação ambiental seja cumprida.