No último sábado (28), uma operação da Polícia Militar desmantelou uma rinha de galo na linha Guarani, no interior de Entre Rios-SC. A ação resultou na apreensão de 49 galos de briga, armas, munições e dinheiro, além da identificação de diversos envolvidos.
A operação foi desencadeada após denúncia anônima relatando maus-tratos a animais e a realização de rinhas de galo no local. Ao chegar, a guarnição encontrou cerca de 45 pessoas, das quais várias fugiram para uma área de mata. As demais foram abordadas e cadastradas no boletim de ocorrência, mas ninguém admitiu ser o responsável pelos galos.
Durante a abordagem, foi identificado o proprietário do local, que confessou ser o organizador das rinhas. Ele autorizou a entrada dos policiais na residência, onde foram apreendidos:
- 12 munições intactas calibre .38;
- 19 estojos deflagrados calibre .38 e 19 calibre .32;
- 3 cartuchos intactos de espingarda calibre .32;
- Diversos cartuchos deflagrados, pólvora e chumbo para recarga;
- 1 cartucheira, 1 espingarda de pressão e 1 revólver calibre .38.
No local também foram apreendidos dinheiro em espécie e munições encontradas em veículos estacionados na propriedade, suspeitos de serem utilizados na prática de apostas durante as rinhas.
Os dois principais suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, enquanto os demais envolvidos foram cadastrados e liberados. Os galos ficaram sob a guarda da moradora da propriedade.
A operação reforça o compromisso da Polícia Militar no combate aos maus-tratos contra animais e a práticas ilegais no estado.