Na manhã de hoje (22), a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DENARC), deflagrou a Operação Catena, com o objetivo de desmantelar um esquema de transporte de drogas que utilizava cargas lícitas como fachada. A operação está concentrada em municípios do Rio Grande do Sul, com ações também em Maravilha, Santa Catarina, onde três mandados foram cumpridos contra suspeitos já presos desde abril de 2024.
As investigações, que já duram cerca de um ano, tiveram início após a interceptação de informações sobre uma carga de drogas que seria transportada por via aérea até o litoral. Embora o transporte não tenha se concretizado na ocasião, as investigações continuaram, resultando na apreensão de grandes quantidades de dinheiro, drogas e armas, além de desvendar um complexo esquema de transporte que envolvia uma frota de caminhões. As drogas eram ocultadas em meio a cargas legais, aproveitando-se dos destinos e origens das cargas para facilitar a logística do tráfico.
Em uma das operações, mais de 700 kg de drogas foram apreendidos em Bom Jesus do Oeste, SC, com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (Serviço Aéreo de Fronteira) e da Polícia Rodoviária Federal. Na ação, além do caminhão carregado com drogas, um veículo “batedor” foi apreendido e três prisões foram efetuadas. A Delegacia Regional de Maravilha também participou ativamente da operação.
Durante as investigações, foi frustrada uma tentativa de transporte de mais de 2,5 toneladas de drogas. Apurou-se que o grupo criminoso tinha capacidade para movimentar até 70 toneladas de maconha. O principal alvo da operação foi preso pela Brigada Militar em um veículo de luxo, o qual estava sob investigação do Ministério Público em outro caso que envolveu a prisão de um influenciador digital. O esquema contava com a participação de familiares e pessoas próximas ao principal suspeito, que também está envolvido em casos de extorsão, sequestro e cárcere privado, ocorridos no galpão da transportadora.
Na manhã de hoje, foram cumpridas 32 ordens judiciais, incluindo 19 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva. Além disso, foram sequestrados 19 veículos, entre eles caminhões, uma motocicleta esportiva, uma moto aquática e carros de luxo. Também foram bloqueados valores que somam aproximadamente R$ 27 milhões.
Até o momento, a operação resultou na prisão de 10 pessoas, na apreensão de dois veículos e no bloqueio de contas bancárias e de um imóvel. O Chefe de Polícia, Fernando Sodré, destacou que a Operação Catena faz parte da estratégia da Polícia Civil de intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes e às organizações criminosas no estado.