A Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou, na manhã desta sexta-feira (5), uma grande operação voltada ao combate ao tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e crimes de lavagem de dinheiro. As ações se concentraram em municípios do Oeste do Estado, com mandados cumpridos em Xanxerê, Chapecó, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes.
De acordo com as investigações, a organização criminosa utilizava empresas da região para disfarçar e movimentar recursos ilícitos oriundos do tráfico. Entre os alvos estão quatro empreendimentos de fachada, que, na prática, serviriam como instrumentos para a lavagem de dinheiro. A polícia apurou que postos de combustíveis e transportadoras localizados em Xanxerê e Faxinal dos Guedes, além de um bar sertanejo inaugurado recentemente em Chapecó, estariam diretamente ligados ao esquema. Esses estabelecimentos eram usados para dar aparência de legalidade ao patrimônio acumulado e dificultar o rastreamento financeiro das atividades criminosas.
Ao todo, a operação resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores no limite de R\$ 25 milhões, atingindo contas bancárias dos investigados e das empresas utilizadas pelo grupo. Durante as diligências, os policiais recolheram **aparelhos celulares, quantias em dinheiro vivo e quatro veículos**, que passam a fazer parte do processo investigativo.
O líder da associação criminosa foi preso preventivamente em uma ação de destaque. Ele foi localizado no aeroporto de Guarulhos (SP) e detido ainda dentro do avião, em operação conjunta entre a Polícia Civil de Santa Catarina e a Polícia Federal. Considerado peça-chave na estrutura do grupo, o homem era responsável por organizar a logística e efetuar os pagamentos relacionados ao transporte de grandes carregamentos de drogas.
Segundo a apuração, o investigado coordenava, entre outras ações, o transporte de 10 toneladas de maconha apreendidas em Joaçaba, no dia 13 de junho deste ano. Na ocasião, a droga foi interceptada pelas forças de segurança e representou um dos maiores golpes recentes ao narcotráfico no Estado. Outros cinco envolvidos diretamente nesse carregamento já haviam sido presos e denunciados anteriormente pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa.
A Polícia Civil destaca que a operação desta sexta-feira representa mais um passo no enfrentamento às organizações criminosas que atuam em Santa Catarina, com ramificações interestaduais e forte estrutura para lavagem de capitais. As investigações seguem em andamento, com análise do material apreendido e aprofundamento das quebras de sigilo bancário e fiscal autorizadas pela Justiça.



Informações Oeste Mais

