Polícia

Polícia Civil divulga números dos trabalhos realizados em 2022

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON/PCSC), apresentou nesta quarta-feira (21), os indicadores de criminalidade referentes ao ano 2022 na circunscrição das seis Delegacias Regionais de Polícia de Chapecó, Xanxerê, Concórdia, São Lourenço do Oeste, Maravilha e São Miguel do Oeste, abrangendo os 89 municípios da região oeste de Santa Catarina.

 

Os números divulgados demostram um aumento de 239 % no número de operações policiais, destacando-se os números de operações realizadas pelas Delegacias Regionais de Polícia de Xanxerê, Chapecó e Maravilha, que alcançaram, respectivamente, as três primeiras colocações em números absolutos de operação em todo o Estado. Já no tocante ao número de prisões realizadas, registrou-se um aumento de 65%, totalizando 915 prisões durante o ano.

Em relação aos índices de criminalidade, registrou-se uma queda significativa em diversos indicadores, sobretudo àqueles vinculados a crimes violentos, destacando-se a redução de 50% nos índices de latrocínio, 40% nos índices de homicídios e 16% nos índices de roubos, representando dados referentes aos 89 Municípios que compõem a região oeste.

Destaca-se, também, que no ano de 2022 deu-se início a Operação Difron Segura, uma operação permanente criada pela Diretoria de Polícia da Fronteira, que foi deflagrada com o objetivo de cumprir mandados de prisão em aberto, bem como reprimir de forma qualificada diversos delitos na região oeste. Nas três fases da Operação Difron Segura foram cumpridos 302 Mandados Judiciais e 197 pessoas foram presas, resultando no prejuízo aproximado ao crime de R$700.000,00 reais. Frisa-se, por sua vez, que as prisões realizadas durante a operação representam aproximadamente 21,5% das pessoas presas em toda a região oeste no ano de 2022.

No que concerne às melhorias estruturais junto à Diretoria de Polícia da Fronteira, destaca-se que no ano de 2022 ocorreu um incremento de 69 viaturas policiais, 30 policiais civis e 6 armas longas.

“Os indicadores na grande maioria são muito positivos, comprovando a eficiência do trabalho realizado pelos policiais civis da região oeste do Estado”, destaca o Delegado e Diretor de Polícia Fernando Callfass.

Informações e imagens Polícia Civil