Um recanto preservado em meio às cidades de Galvão e São Domingos, no oeste catarinense. Assim podemos descrever, o Parque Estadual das Araucárias (PAEAR), reduto criado, especialmente, para guardar e conservar a biodiversidade da região. Um abrigo natural que abraça e protege duas espécies ameaçadas, o xaxim e a araucária, que dá nome ao Parque, e celebrou 20 anos de criação nesta terça-feira, 30 de maio.
Em comemoração à data, uma programação especial foi planejada durante a Semana do Meio Ambiente entre os dias 31 de maio e 04 de junho, diversas atividades como: plantio de árvores nativas, ações relacionadas à educação ambiental com escolas, e agendamento de trilha noturna estão na programação para celebrar o aniversário do Parque.
O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado e cogestão do Grupo de Apoio à Gestão das Unidades de Conservação (GRIMPEIRO).
SOBRE O PARQUE
Criado em 2003, o Parque Estadual das Araucárias, possui uma área de 612 hectares. É importante ressaltar a ocorrência de duas espécies ameaçadas de extinção na UC, a Araucaria angustifolia (araucária) e Dicksonia sellowiana (xaxim). Dentro do Parque encontra-se o Rio Jacutinga, afluente do Rio Bonito. Além de ser um importante afluente do rio Chapecó, é responsável pelo abastecimento de água do município de São Domingos.
O Parque Estadual das Araucárias foi aberto à visitação pública no dia 07 de abril de 2016 e conta com infraestrutura para o recebimento de visitantes (centro de visitantes, sala de ambientação), eventos (auditório e espaço aberto) e pesquisadores (casa de alojamento). Atualmente a UC conta com três trilhas ecológicas: Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e Trilha da Corredeira do Rio Araçá. O local está aberto para visitação de quartas a domingos e a entrada é gratuita.
Todas as informações sobre a unidade estão disponíveis no site do IMA
O IMA administra Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades é realizado somente de forma on-line pelo neste link.
Informações ACN