Estação terá maior variação térmica e chuvas influenciadas por frentes frias
O outono teve início às 6h02 desta quinta-feira (20), no Hemisfério Sul, marcando a transição entre o clima quente e úmido do verão para um período mais seco e frio. Em Santa Catarina, a estação será caracterizada por temperaturas acima da média, maior amplitude térmica e chuvas influenciadas por frentes frias, conforme boletim da Defesa Civil do estado.
Durante o outono, os temporais típicos do final da tarde diminuem gradativamente, enquanto sistemas frontais associados a ciclones em alto mar passam a ser os principais responsáveis pelas precipitações. Esse fenômeno pode provocar volumes elevados de chuva em alguns períodos.
As temperaturas ao longo da estação apresentarão grande variação ao longo do dia, com manhãs mais amenas e tardes quentes. Com a proximidade do inverno, o avanço de massas de ar frio contribuirá para a queda das temperaturas, favorecendo a formação de geadas e até episódios de neve nas regiões mais altas, como os planaltos e a serra catarinense.
Ainda segundo a Defesa Civil, o outono deste ano terá temperaturas acima da média em todas as regiões de Santa Catarina. No entanto, períodos prolongados de calor intenso não são esperados. Pelo contrário, eventos de frio mais rigoroso devem ocorrer com maior frequência. As chuvas se tornam mais abrangentes, porém, com acumulados menores do que os registrados no verão.