A Operação Estanco, da Polícia Federal (PF), cumpriu 40 mandados na manhã desta quarta-feira (09) em Chapecó e outras cinco cidades do Oeste de Santa Catarina. No combate a grupos criminosos dedicados à prática de contrabando de cigarros, foram expedidos 32 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária para o núcleo que atua em SC.
No Paraná, a PF cumpriu cinco mandados em Francisco Beltrão, três de apreensão e dois de prisão, totalizando 45 autorizações judiciais expedidas à favor da investigação.
Além dos 35 mandados cumpridos em Chapecó, policiais federais com o apoio da Polícia Civil estiveram em Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Quilombo, Santiago do Sul e Seara.
Segundo a PF, as investigações iniciaram em julho de 2019 e permitiram a identificação de seis diferentes grupos, especializados no fornecimento, transporte, comércio e distribuição de cigarros introduzidos clandestinamente no território nacional.
No decorrer das apurações foram efetuadas 12 prisões em flagrante, apreendidos 11 veículos e 94.030 maços de cigarros, avaliados em R$ 470 mil conforme a PF.
Doze investigados e cinco empresas tiveram todos os bens, direitos e ativos financeiros indisponibilizados pela Justiça. Também foi autorizado o sequestro de bens imóveis e o arresto de bens móveis, com 23 veículos previamente identificados pela PF.
Instaurado o inquérito policial, os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de associação criminosa (artigo 288 do Código Penal), descaminho (artigo 334 do CP), contrabando (artigo 334-A do CP), organização criminosa (artigo 2º da Lei nº 12.850/13) e lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei 9.613/98).
Informações Diário Catarinense – Polícia Federal