A restauração dos 28 quilômetros da SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, completa a primeira semana de execução. A obra é considerada estratégica para a região, especialmente por sua importância no escoamento da produção agropecuária local.
Por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), o Governo do Estado está investindo R$ 120 milhões no projeto, que contempla a restauração do pavimento com concreto rígido, além de diversas melhorias estruturais ao longo do trecho.
A rodovia é fundamental para o transporte diário de grãos e proteína animal produzidos nos dois municípios, que se destacam pela produção de feijão, milho, soja, trigo, arroz, além da pecuária leiteira, de corte, suinocultura e avicultura.
A pavimentação está sendo realizada no sentido São Lourenço do Oeste–Campo Erê, com início das obras no km 16,8, próximo à comunidade de Três Voltas, onde foi instalada a usina de concreto.
Além da restauração do pavimento, o projeto inclui:
- 11,12 quilômetros de faixas adicionais
- Implantação de acostamentos
- Execução de três interseções
- Acessos a propriedades rurais, à SC-159 e à comunidade de São Brás
- Alteração da faixa de rolamento de 3,30m para 3,50m
- Reforço no pavimento em concreto asfáltico no perímetro urbano (km 6,20 a km 7,06), com aplicação do método Whitetopping Convencional, que utiliza uma camada de concreto com 23 cm sobre o asfalto existente
Durante a execução, o trânsito no trecho opera em sistema “pare e siga”, com estimativa de paralisação entre 1h e 1h30.