As obras da rodovia SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, no Extremo Oeste, avançam em ritmo acelerado. Os trabalhos começaram no dia 21 de abril e 40% dos trabalhos foram concluídos. A sub-base e a base dos 28 quilômetros deste segmento rodoviário estão prontas, assim como as terceiras pistas, que aumentam a capacidade e a segurança da estrada. A concretagem da pista já está sendo feita.
Da Linha Três Voltas até Campo Erê, o trabalho está pronto em meia pista. São 12 quilômetros. Outros três quilômetros, no sentido contrário, também já estão pavimentados com o concreto, que dura mais e é usado em rodovias por onde passa grande volume caminhões pesados.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), está investindo R$ 120 milhões na obra, aguardada há décadas na região. “Vistoriei novamente essa obra durante mais um roteiro por todo o Grande Oeste, onde hoje temos 16 grandes obras estruturantes em andamento ao mesmo tempo. São muitas obras, fora os contratos de conserva e manutenção que, na média, triplicaram no governo Jorginho Mello. Além disso, há investimentos robustos em convênios e transferências aos municípios para obras,” explica o secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper.
Desenvolvimento
Por esta rodovia, a SC-305, passam diariamente toneladas de grãos e de proteína animal. Os dois municípios são grandes produtoras de feijão, de milho, de soja, de trigo e de arroz, além da pecuária bovina leiteira e corte, e da produção de suínos e aves. A pavimentação segue no sentido de São Lourenço do Oeste para Campo Erê.
Área urbana
Jerry Comper explica que a SC-305 prevê, “além dos serviços necessários para a restauração do pavimento, a implantação de novas terceiras faixas, interseções e alteração do traçado geométrico no km 10,9. O tipo de restauração a ser usado nesta obra é o pavimento rígido.”
No perímetro urbano, localizado entre o km 6,20 e km 7,06, será executado o reforço do pavimento em concreto asfáltico, sendo necessária, preliminarmente, a execução do reforço e remendos superficiais e profundos.
Pavimento rígido
No projeto de engenharia, foi adotado o Whitetopping Convencional (Overlay), que consiste na execução da camada de cobertura de concreto, com 23 centímetros de espessura, aplicado diretamente sobre o pavimento asfáltico existente, só exigindo preparo prévio.
Serviços contratados
- Terraplenagem
- Pavimentação
- Restauração e reforço do pavimento
- 11,12 km de faixas adicionais
- Implantação de acostamentos
- Execução de três interseções
- Acesso propriedades rurais
- Acesso à SC-159
- Acesso rural São Brás
- Revestimento será com pavimento flexível (projeto original=rígido)
- Faixa de rolamento:
- Projeto original= 3,30m
- Projeto alterado= 3,50m
- Acostamento