O novo estacionamento rotativo de Chapecó começou a vigorar nesta segunda-feira, dia 6, operado pela empresa Vago!. O valor da hora permanece o mesmo: R$ 2,50. A fiscalização não é mais por meio de monitores, e sim por veículo motorizado. A Prefeitura de Chapecó publicou em dezembro de 2024 um decreto com todas as normas do novo rotativo.
Até 31 de janeiro, o estacionamento ficará em período educativo, sem que sejam geradas autuações. Mas o acionamento do parquímetro e respeito à rotatividade das vagas (máximo de 2 horas na mesma vaga) deve ser seguido.
De acordo com o secretário de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó, Clóvis Ari Leuze, os créditos podem ser adquiridos através dos parquímetros instalados nas calçadas ou por meio do aplicativo “Vago!”, disponível a usuários de Android e IOS.
O prefeito em exercício, Valmor Scolari, pede que a população já comece a utilizar os totens [parquímetros] amarelos espalhados no Centro da cidade. “No totem você consegue colocar crédito, seja como moeda, pix, cartão de crédito ou botton fornecido pela empresa. É bom já ir se ambientando ao sistema, baixar o aplicativo da Vago para não ter dificuldade depois”.
O secretário de Segurança Pública destaca que Chapecó não poderá mais emitir a tarifa de regularização que permitia o pagamento de 10 horas de estacionamento ao invés de multa no caso de irregularidades. Segundo Clóvis, por determinação judicial, a partir de fevereiro, quem não colocar os créditos será multado.
Além de Chapecó, a Vago! atende outras cidades do Brasil, como Passo Fundo (RS), Balneário Camboriú (SC) e Concórdia (SC). Junto à troca da empresa, houve a ampliação do total de vagas — de 3,6 mil para 5,5 mil.
Créditos antigos
Quem ficou com créditos da empresa anterior (Rizzo Park) pode fazer a transferência do aplicativo antigo para o novo, mas a operação não será automática, informa a Prefeitura de Chapecó, que vai detalhar como acontecerá a migração dos créditos entre os aplicativos nos próximos dias.
Dúvidas
Outras dúvidas sobre o novo estacionamento rotativo podem ser esclarecidas na sede da empresa Vago!, na rua Quintino Bocaíuva, 294 – e, edifício Bocaíuva Center, na quadra entre as avenidas Porto Alegre e Fernando Machado.
Informações Oeste Mais