Destaques Economia

Novas regras para PIX entram em vigor hoje (01)

Novas regras para PIX entram em vigor hoje (01)

Novas regras para PIX entram em vigor hoje (01)

O Banco Central do Brasil (BC) implantará novas regras para transações via PIX a partir de 1º de novembro, estabelecendo limites para transferências feitas por aparelhos (celulares ou computadores) que nunca foram usados anteriormente para este tipo de operação. Esses limites serão de R$ 200 por transação e R$ 1.000 para o total de transferências diárias, até que o usuário confirme junto ao banco que o novo dispositivo está autorizado para operações maiores.

As mudanças visam reduzir fraudes e protegem especialmente novos dispositivos. Usuários que já utilizam o PIX no seu celular ou computador atual não serão afetados, a menos que troquem de aparelho ou optem por uma nova chave PIX. “Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes dos utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações PIX”, informou o Banco Central.

As novas normas incluem ainda medidas de segurança que as instituições financeiras devem seguir para reforçar a proteção dos usuários. Os bancos terão que monitorar transações atípicas via PIX, oferecer orientações para evitar fraudes em seus sites e revisar, a cada seis meses, se seus clientes possuem marcação de fraude junto ao Banco Central.

Essas alterações buscam oferecer mais segurança e garantir que o sistema PIX continue sendo uma ferramenta confiável e protegida para todos os usuários.