Agora, estudantes da rede estadual de ensino em Santa Catarina serão avaliados pela “média global”, um novo método que busca dar uma visão mais ampla e justa do aprendizado. Com essa mudança, as notas finais de cada disciplina serão calculadas pela média de todas as atividades, avaliações, trabalhos e registros de aprendizagem ao longo do ano. Isso significa que cada estudante terá mais chances de mostrar seu desenvolvimento sem depender de um único exame.
A iniciativa está alinhada com a Resolução Nº 043 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) e visa promover uma avaliação mais contínua e formativa, acompanhando o desenvolvimento em habilidades e competências. Esse novo formato atende a estudantes que tenham pelo menos 75% de frequência nas aulas, garantindo uma participação ativa no processo de aprendizagem.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, o objetivo é oferecer melhores condições para que cada aluno possa se desenvolver plenamente. “Essa mudança permitirá que enxerguemos o desenvolvimento do estudante como um todo”, destacou o secretário.
Com a média global, Santa Catarina avança para uma avaliação mais completa e inclusiva, proporcionando um acompanhamento mais detalhado e contínuo do aprendizado de cada aluno e reduzindo a pressão de uma avaliação isolada.