Destaques Noticias

Ministro aponta possível volta do horário de verão em novembro!

Foto Clube FM

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o retorno do horário de verão é uma “possibilidade real”, mas que a decisão ainda não foi tomada. Segundo ele, a medida será adotada caso o cenário de estiagem no Brasil não melhore e, se for o caso, deverá ser implementada em novembro. “Se o quadro hídrico não melhorar nos próximos dias, o horário de verão pode se tornar uma realidade”, declarou o ministro.

Durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (2), Silveira ressaltou a gravidade da crise hídrica e defendeu a utilização do saldo da conta bandeira para reduzir a tarifa de energia elétrica. “A segurança energética é prioridade, mesmo diante da maior crise hídrica dos últimos 74 anos”, afirmou. De acordo com o Cemaden, o volume de água atual é o mais baixo registrado desde 1950.

As discussões sobre o possível retorno do horário de verão começaram em setembro, como parte das estratégias do governo para enfrentar a seca e economizar energia. O Operador Nacional do Sistema (ONS) já considerou a medida “prudente e viável” para garantir o fornecimento de energia nos próximos anos.

A prática do horário de verão foi suspensa em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, que alegou que a medida já não trazia benefícios significativos para a economia de energia e afetava o relógio biológico da população. O debate sobre sua eficácia e necessidade segue em aberto.

Informações CNN Brasil