Na noite de ontem (06), cerca de 230 alunos da rede estadual de ensino participaram da formatura do programa Defesa Civil na Escola. Os adolescentes dos sextos e sétimos anos das Escolas João Roberto Moreira, Arlindo Barbiero e Gênova Palma Nunes, juntamente com professores e direção das escolas, receberam os diplomas das autoridades, em um evento realizado na praça Germano Griss.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, na regional de Xanxerê, foram quase 1.700 alunos que participaram do programa neste ano e realizaram nos últimos dias a formatura. Ele destaca ainda, que o Defesa Civil na Escola iniciou ainda em 2013 e, desde então, foi se aprimorando até chegar nos moldes que está hoje, inclusive se tornando uma política pública do Estado de Santa Catarina.
No próximo ano, esses mesmos alunos continuam no Programa, participando de outras atividades e de ações de responsabilidade social. O objetivo, é preparar esses pequenos cidadãos e suas comunidades a como agir em caso de desastres ambientais. A região Oeste é uma das mais propícias a serem atingidas por eventos adversos, como tempestades, vendavais, alagamentos, entre outros, por isso as pessoas precisam estar preparadas para quando isso acontece. E nada melhor do que preparar os alunos para essas situações.