Mais de 150 casas foram alagadas durante período de chuvas em São Domingos

Entre os dias 10 e 11 de outubro, uma forte chuva atingiu São Domingos, ocasionando diversos pontos de alagamento. Rios subiram interditando pontes, casas foram alagadas, estradas e pontes do interior foram destruídas e os danos são enormes. Segundo a própria comunidade, essa é uma das maiores enchentes da história.

Devido à grande quantidade de chuva as quatro pontes que interligam os dois lados da cidade precisaram ser interditadas. Entre os bairros afetados estão o São Cristóvão, Ari Bortoli e o bairro Esperança, em que o Loteamento Vida Nova teve o maior registro de casas invadidas pela água, totalizando 152 casas afetadas e 394 pessoas atendidas.

Com a constante chuva, abrigos foram abertos no Salão Paroquial da Igreja Matriz e no CEIM Criança Feliz, este que chegou a receber cerca de 60 pessoas na noite de terça-feira. No espaço também foram oferecidas as refeições para as pessoas desalojadas.

O Município recebeu uma força tarefa do Corpo de Bombeiros que auxiliou no transporte com barco dos moradores que precisavam retornar às suas casas e estavam do outro lado da cidade e também na retirada de moradores das casas que já não possuíam acesso devido ao avanço da água.

A Unidade de Saúde do bairro Ari Bortoli ficou aberta em regime emergencial e durante os dias 11 e 12 realizou mais de 50 atendimentos, entre consultas médicas, odontológicas, enfermagem e dispensa de medicamentos. Uma pessoa também passou a noite em observação, na UBS.

Na quarta-feira (12), a chuva sessou e um mutirão foi organizado para auxiliar na limpeza das casas e das ruas do município. A administração empenhou máquinas, servidores e voluntários se juntaram no auxílio às famílias.

Uma campanha de arrecadação de donativos foi organizada pelo município, sendo separados e entregues pela Assistência Social às famílias necessitadas. Grupos de serviços também lançaram campanhas de arrecadação para auxiliar às vítimas.

O trabalho da Administração, em conjunto com a Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, foi constante durante o dia e noite, para que todos fossem atendidos, diminuindo assim os danos e evitando perdas humanas.

Durante o dia de hoje (14), devem chegar ao município os kits da Defesa Civil, que serão entregues às famílias atingidas.

Com informações da Ascom PMSD