Nesta quarta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de homologação de três terras indígenas, incluindo duas localizadas em Santa Catarina. O evento marcou a assinatura dos decretos que formalizam as Terras Indígenas (TI) Morro dos Cavalos (Palhoça) e Toldo Imbu (Abelardo Luz), além da TI Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba.
Durante o evento, Lula reafirmou o compromisso de seu governo com a regularização de terras indígenas. “Temos mais dois anos de governo e vamos continuar trabalhando para que a gente possa legalizar e entregar todas as terras que estiverem sob a nossa possibilidade. Se um dia perguntarem para mim qual é o meu legado na presidência, eu vou dizer: o cara que mais autorizou terras indígenas nesse país. Foi no meu governo”, declarou o presidente.
As terras indígenas em Santa Catarina
- TI Morro dos Cavalos (Palhoça): Com 1.983 hectares, abriga cerca de 200 habitantes dos grupos Guarani Mbya e Nhandeva.
- TI Toldo Imbu (Abelardo Luz): Ocupada por 731 pessoas do grupo Kaingang, com área de 1.960 hectares.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou que as homologações cumprem metas estabelecidas durante o período de transição do governo, em dezembro de 2022. “Hoje, a gente completa a 13ª homologação de um total de 14 terras que estavam prontas no início da gestão. Estamos confiantes de que até o final do ano conseguiremos atingir 100% dessa meta”, afirmou.
As demarcações são vistas pelo governo federal como um marco na luta pelos direitos dos povos originários, reforçando o papel na preservação cultural, social e ambiental desses territórios.