O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, classificado como de grande perigo, para a ocorrência de tempestades entre esta sexta-feira (11) e sábado (12). O aviso abrange todos os municípios do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, além de outras regiões do estado.
O nível vermelho representa o grau mais elevado entre os alertas meteorológicos e indica condições favoráveis para fenômenos de maior intensidade. A população deve acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e redobrar os cuidados durante o período de instabilidade.
Além do alerta vermelho, o Inmet mantém aviso laranja para tempestades em outras áreas da Região Sul do Brasil. No sudeste do Rio Grande do Sul, o aviso é amarelo, indicando perigo potencial.
Instabilidade deve perder força no sábado
No sábado (12), a instabilidade tende a diminuir em parte da Região Sul. Mesmo assim, ainda são previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas no noroeste, norte e nordeste do Paraná.
Também há possibilidade de chuva em áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná. Nas demais regiões, a previsão indica predomínio de muitas nuvens.
El Niño forte aumenta preocupação
O cenário de instabilidade ocorre em meio à intensificação do El Niño. Uma nova atualização do Centro de Previsões Climáticas dos Estados Unidos (CPC/NOAA), divulgada na quinta-feira (10), apontou que a temperatura da superfície do mar na região Niño 3.4 ficou 1,8°C acima da média em agosto, condição que caracteriza um El Niño forte.
Com o rápido aquecimento das águas do Oceano Pacífico, a previsão indica probabilidade superior a 95% de o fenômeno atingir intensidade muito forte entre setembro e dezembro, com anomalia superior a 2°C.
O monitoramento também aponta 75% de chance de o El Niño alcançar proporções históricas até o fim do ano.
Um fenômeno dessa intensidade aumenta a preocupação com impactos associados ao El Niño no Sul do Brasil, incluindo períodos de chuva volumosa e maior ocorrência de temporais.

